Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Dados do Setor 15/12/2020

Levantamento do SIMECS aponta aumento de demanda e recuperação das indústrias da região

Setor projeta recuperação de índices similares ao período pré-pandemia para o início de 2021, mas acesso à matéria-prima preocupa

Os sinais demonstram que a indústria da região está conseguindo superar os impactos da pandemia de Covid-19. O levantamento realizado neste mês pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região – SIMECS aponta que cerca de 70% das empresas perceberam aumento na demanda, 11% a mais do que na última apuração, em outubro.

Praticamente metade das empresas que participaram dessa consulta, cerca de 48%, indicam que já retornaram aos níveis de resultados registrados no período anterior à pandemia, enquanto outros 31% preveem a retomada apenas para 2021, principalmente até março. O impacto no faturamento também segue melhorando em comparação com as consultas anteriores. Neste mês, cerca de 60% informaram que esse indicador aumentou.

Obter matéria-prima segue como o principal ponto de atenção para boa parte das empresas consultadas. Ao todo, 125 informaram dificuldade, o maior número absoluto desde o primeiro levantamento, realizado em abril. Os maiores problemas enfrentados são a variação e aumentos frequentes de preço e a dificuldade em receber os materiais, devido à falta de estoque de fornecedores. Entre os itens com maior escassez está o aço. “De acordo com o nosso levantamento, mais da metade das empresas enfrentaram ou ainda estão enfrentando dificuldades para conseguir essa matéria-prima, seguido de outros produtos como papelão, plástico e cobre. Isso é alarmante para o setor”, destaca o presidente do SIMECS Paulo Spanholi.

Das associadas que participaram desta rodada do levantamento, 144 empresas informaram ter realizado novas contratações. No total, pouco mais da metade (53%) contratou até dez funcionários e outros 14% fizeram entre 11 e 30 contratações. Segundo Spanholi, o momento aponta para uma retomada, mas é preciso cautela. “Estamos em meio a um período sensível de aumento de casos na região e no Estado. Precisamos reforçar nossos protocolos de saúde dentro e fora das nossas empresas, para contribuirmos com a segurança da população”, ressalta.

A sexta rodada do levantamento, que analisa a progressão dos efeitos da pandemia de Covid-19 nas empresas associadas ao SIMECS, ocorreu por e-mail, entre os dias 25 de novembro e 08 de dezembro, com a participação de 192 respondentes de diferentes cidades da região.

Veja o levantamento de dados na íntegra aqui

SUBIR