Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Espaço do Associado 01/03/2021

Unylaser fecha parceria e amplia exportação de peças e componentes em aço para o Canadá

Avanço em novos negócios no mercado internacional ocorre após crescimento recorde de faturamento registrado em 2020

Referência no mercado de aços de alta resistência no Brasil, a Unylaser, de Caxias do Sul/RS, reforça sua presença internacional em 2021 e amplia a exportação de peças e componentes, incluindo o fueiro RAPTOR®, carro-chefe da linha florestal, para o Canadá. Após cinco anos de relação e intercâmbio de informações, a expansão do negócio foi concretizada neste início de ano por meio de uma parceria entre a empresa do Grupo PCP Steel e a Munden Ventures, especialista em transporte florestal e manutenção de frotas no país norte-americano.

A cooperação entre as duas companhias, com forte atuação no setor florestal, resulta na criação da Edge Steel Solutions, empresa que funcionará como um escritório para prospecção de novos negócios no Canadá. Dessa forma, a missão da Edge Steel é atuar no fortalecimento de parcerias em segmentos onde a Munden já atua na região e também agregar todo o portfólio oferecido pela Unylaser para o mercado canadense.

De acordo com o Gerente de Exportação da empresa, Fernando dos Reis, a ampliação da base de negócios da marca no Canadá é expressiva porque ocorre mesmo em um período de pandemia, com a economia mundial retraída e buscando recuperação. Considerando este cenário, a meta inicial da empresa com essa nova parceria é movimentar cerca de 200 toneladas de peças e componentes em aço para o mercado norte-americano, superando R$ 2,6 milhões em volume de negócios. Também está no radar da Unylaser a conquista de resultados em cinco novas regiões no país.

“Ter um parceiro forte, com alta capacidade de resposta às demandas e mudanças de mercado, é pré-requisito fundamental na abertura de novas frentes internacionais. A Unylaser busca expansão de maneira estruturada, firmando alianças sólidas nos mercados em que atua. Estamos aperfeiçoando nossa rede internacional para que consigamos crescer de forma estratégica e rentável, entregando soluções que cumpram com os mais altos níveis de exigência”, afirma.

Ainda segundo Reis, o Canadá é estratégico para a Unylaser porque possui um mercado florestal amplo, permitindo uma participação maior dos fueiros, além de poucos players focados em aços de alta resistência, uma característica do RAPTOR®.

Além do Canadá, a Unylaser exporta a sua tecnologia também para o Uruguai, Chile, Colômbia e Estados Unidos. Nestas primeiras semanas do ano, a empresa também fechou novos contratos de venda do RAPTOR® em Portugal.

Crescimento recorde em 2020

A expansão da marca no cenário mundial é acompanhada de resultados expressivos em 2020. A Unylaser registrou aumento de 24% no faturamento total no ano passado em relação a 2019. Foi o melhor resultado da empresa desde 2003, ano da sua fundação. O crescimento também refletiu no acréscimo entre 20 e 25% no número de novos funcionários, permitindo criação de postos de trabalho para atuação em dois turnos com foco no atendimento de todas as demandas do mercado interno e externo.

Segundo o Diretor-Geral do Grupo PCP Steel, Humberto Cervelin, mesmo com queda brusca no faturamento registrada nos primeiros três meses do ano, a retomada observada no segundo semestre recuperou as perdas e também permitiu crescimento no faturamento. Esse cenário foi possível porque a Unylaser tem apostado cada vez mais em mercados menos sensíveis a crises, como setor agrícola e exportações.

Para 2021, a expectativa é crescer acima de 30% e aumentar a presença em toda a América e ampliar os negócios na Europa. “A Unylaser tem planos arrojados para os próximos anos. Novas unidades industriais e parcerias internacionais estão no plano estratégico da empresa. A parceria firmada com a Edgar Steel nos deixa confiantes em negócios crescentes e promissores no Canadá”, analisa Cervelin.

Sobre a Unylaser:

A Unylaser é uma empresa do Grupo PCP Steel, que tem 40 anos de mercado e é a pioneira na manufatura de aços de alta resistência no Brasil. A empresa opera no fornecimento de soluções completas a partir do aço. Atua em diversos segmentos de mercado e busca oferecer ao cliente a melhor proposta de custo-benefício na manufatura de componentes e conjuntos metálicos; de médio e grande porte.

Com 13 mil m² de área disponível, é a maior fábrica de fueiros da América Latina e uma das maiores do mundo; e com capacidade anual de transformação de mais de 20 mil toneladas de aço em componentes.

No processo de produção dos fueiros RAPTOR®, são utilizados software de simulação virtual, análise de elementos finitos, análise de impacto ambiental, testes por ciclos, ensaios destrutivos, metalografia e performance estrutural. A empresa também oferece soluções customizadas em um processo de cocriação de produtos em parceria com os seus clientes. Estes diferenciais tornaram o fueiro RAPTOR® o líder de vendas na América do Sul.

Acesse www.raptorflorestal.com.br e obtenha mais informações.

SUBIR