Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Gerais 08/10/2021

A CPLF Energia lança projeto para substituição de motores elétricos antigos por modelos mais modernos e eficientes.

O futuro depende de atitudes conscientes e sustentáveis, pois, o mundo cresce em ritmo acelerado, modernizando e automatizando processos. Estima-se que anualmente 10% de toda energia gerada no Brasil seja desperdiçada (ABESCO).

Além disso, a redução do consumo de energia pelo uso mais eficiente proporciona à indústria mais competitividade e produtividade, bem como maior disponibilidade e redução de impactos ambientais. O setor industrial brasileiro consome cerca de 40% da energia elétrica do país e cerca de 70% da energia utilizada na indústria é consumida por motores elétricos.

Pensando nessa realidade, o projeto Bônus Motor visa promover a substituição de motores elétricos antigos ou recondicionados por motores novos mais modernos e mais eficientes, utilizando um sistema de bônus, variável em função da potência do motor novo. É uma ação desenvolvida dentro do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), coordenada pela CPFL e que tem como parceira a WEG.

O projeto foi criado em cumprimento a lei 9.991 de 24 de julho de 2000 que dispõe sobre a realização de investimentos em eficiência energética por parte das empresas concessionárias de energia elétrica. Conforme a CPFL, investir em ações que geram economia de energia é mais viável do que investir na expansão do sistema de energia elétrica, ou seja, é mais barato investir na substituição de equipamentos antigos por equipamentos de alta eficiência (com projetos como o Bônus Motor, por exemplo) do que investir na construção de novas usinas, subestações, linhas de transmissão e distribuição. Além disso, ações de eficiência energética voltadas a motores elétricos possuem uma grande eficácia já comprovada, tornando este um investimento com retorno garantido em economia de energia.

Uma das vantagens de participar do projeto é que diferente da chamada pública tradicional, esta é uma oportunidade em que a distribuidora concede um bônus financeiro que não necessita ser devolvido. Além disso, é um processo bem mais simplificado, sem a necessidade de assumir dívidas ou contratar empresas de engenharia. Este projeto concede o bônus na forma de um desconto, no momento da aquisição dos motores, onde o cliente somente paga a diferença entre o valor total do motor e o valor pago pela Distribuidora do Grupo CPFL, caso complete as etapas do projeto.

 

QUEM PODE PARTICIPAR

Consumidores atendidos pelas distribuidoras de energia do Grupo CPFL (tanto consumidor do mercado cativo quanto livre) das classes Industrial, Comércio e Serviços, Poder Público, Serviço Público ou Rural, com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e adimplentes com sua Distribuidora, cujos motores antigos se encaixarem nos seguintes requisitos: Tipo de Motor: Indução Trifásico / Potência: entre 1 e 250 cv / Ano de Fabricação: até 2009 / Tempo mínimo de operação: 4.320 h/ano

 

FAIXA DE MOTORES QUE ENTRAM NO PROJETO: Motores trifásicos de 1 a 250 CV, 2, 4, 6 e 8 polos

 

ETAPAS DO PROGRAMA

O cliente interessado dever realizar inscrição em www.bonusmotor.com.br informar os dados dos motores a serem trocados (com fotos) e dos motores novos desejados, aceitar o Termo de Adesão. Estando apto a participar do Bônus Motor, é autorizada a aquisição dos novos motores por um dos fornecedores autorizados cadastrados no sistema, também é nesta etapa que o bônus é reservado para o cliente. O cliente terá o prazo máximo de 60 dias após o recebimento dos equipamentos para realizar a instalação e disponibilizar os motores antigos para o fornecedor coletar e realizar o correto descarte, após esta etapa o bônus é confirmado como de direito do cliente.

 

VALOR DO BÔNUS CONCEDIDO PELO PROJETO:

Motor trifásico IR3 – 1 A 7,5 cv = *25% do preço de venda

Motor Trifásico IR3 – 10 A 75 cv = *30% do preço de venda

Motor Trifásico IR3 – 100 A 250 cv = *35% do preço de venda

 

Além do bônus concedido pela distribuidora a WEG também concederá um bônus adicional de 5% para todas as faixas de potências.

Nas indústrias, os motores elétricos são responsáveis por cerca de 70% de toda a energia elétrica consumida dentro de seus processos, e a substituição de motores antigos por motores IR3 Premium pode gerar em média retornos de investimentos de 2,5 anos. A WEG, fabricante de equipamentos elétricos, desenvolveu um software exclusivo e gratuito para simulação de uma análise técnica e financeira completa do retorno de investimento. Basta acessar: https://www.weg.net/see+/pages/regua.jsp.

 

SUBIR