Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Eventos 15/03/2021

Fórum online debate potencial da produção, aponta soluções e proporciona negócios para o biogás e biometano

O 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado de 29 de março a 1º de abril, de forma online e gratuita. Durante quatro dias, debates vão oportunizar novos conhecimentos, troca de ideias e negócios.

Com temáticas que promovem o debate sobre o potencial da produção de biogás no Brasil, suficiente para suprir 34,5% da demanda de energia elétrica no País ou para substituir 70% do consumo de diesel, o 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado de 29 de março a 1º de abril, em formato online.  Além dos dados que projetam a expansão do setor, o evento traz debates sobre pesquisa, inovação e soluções, e irá oportunizar prospecção de negócios para a indústria e para produtores de biogás.

O Fórum, inicialmente previsto para ser presencial em 2020 e adiado para março de 2021, precisou se adequar à realidade imposta pela pandemia da Covid-19.  “Diante da necessidade do distanciamento social, decidimos levar o Fórum ao lugar seguro de cada participante, respeitando a segurança sanitária necessária para o momento”, observa a coordenadora do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, pesquisadora Suelen Paesi, da Universidade de Caxias do Sul, instituição que sediaria o evento presencial. Desde o ano passado, o Fórum manteve seu público conectado com uma produtiva agenda de webinars e, também por isso, os realizadores acreditam que o formato online deve ampliar a participação.

“O recado importante que será entregue no evento refere-se ao potencial de produção de biogás no Brasil e às possibilidades de conversão dessa energia renovável, gerada a partir de resíduos orgânicos, em energia elétrica, térmica e biometano como combustível veicular,” explica Suelen. “Olhamos para o mapa do biogás no País e percebemos que ainda são poucos os parques ou plantas. Por que, se temos tantas oportunidades?”, instiga a pesquisadora. A programação prevê debate amplo sobre os gargalos de produção, mas, também, aponta soluções da pesquisa e de experiências já comprovadas e modelos estabelecidos, indica Suelen.

O evento mantém a mesma estrutura de programação, tanto de palestras quanto de negócios. As transmissões de palestras ao vivo dão conta de apresentar os temas e abrir o mesmo espaço para interação, esclarecimento de dúvidas e apontamentos ao assunto da apresentação. 

Inovação

Da agropecuária, surge uma das principais fontes de substrato para produção de biogás em sistemas de biodigestão no Brasil. O assunto será o tema da primeira atividade da programação do Fórum, no dia 29 de março, no Seminário Biogás e Biometano: Oportunidades Econômicas para o Meio Rural da Região Sul, com produtores de biogás na agropecuária e o apoio de extensionistas do IDR Paraná, Epagri/SC e Emater/RS.

De acordo com a Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil em 2019, na classificação por substrato, o segmento abriga o maior número de plantas de biogás com fins energéticos no País. Na sequência, aparecem a Indústria, e, após, Resíduo Sólido Urbano (RSU) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O estudo também aponta que a energia elétrica é a aplicação energética mais representativa do cenário nacional, com 84% das plantas, consumindo 86% do volume de biogás produzido.

Embora focado na realidade e em demandas da região Sul, o Fórum também abre as portas para participantes de outros lugares, inclusive, internacionais. O painel programado para o dia 31 de março, por exemplo, vai propor o debate sobre a sinergia entre Brasil e Reino Unido para o setor.

As vantagens do evento virtual também beneficiam o Espaço Biogás de Negócios. Na plataforma EventMobi, onde irá ocorrer o Fórum, os participantes poderão conhecer os estandes virtuais das empresas, promover reuniões e propor parcerias. Até o produtivo momento de coffee break, mais informal e tradicionalmente uma boa oportunidade de networking, será contemplado pela plataforma, em chats temáticos abertos a todos os participantes. Durante o evento, será mantida a apresentação das práticas que os debates propõem: a visita técnica a plantas de biogás ganhará tour virtual.

O 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será gratuito e terá vagas limitadas. Os participantes que já haviam se inscrito para o evento presencial foram ressarcidos. A reabertura das inscrições para todos os públicos – empresas, profissionais e estudantes  –  será divulgada pelo site do evento: biogasebiometano.com.br

O Fórum é realizado pelo CIBiogás, Embrapa e Universidade de Caxias do Sul, e tem organização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA).

Serviço:

http://www.biogasebiometano.com.br/
https://www.facebook.com/BiogaseBiometano/
https://www.instagram.com/biogasebiometano/
https://www.linkedin.com/company/biogasebiometano/

email: organizacaoforum@biogasebiometano.com.br

Para saber mais

O que é biogás - É uma mistura de gases composta principalmente por metano e dióxido de carbono, obtida normalmente através do tratamento de resíduos domésticos, agropecuários e industriais, por meio de processo de biodegradação anaeróbia, ou seja, na ausência de oxigênio. O biogás pode ser aplicado na geração de energia elétrica e energia térmica e na produção de biometano, um biocombustível similar ao gás natural. Durante o processo, também há produção de biofertilizante.

Quem pode produzir - Propriedades rurais, aterros sanitários e indústrias relacionadas à agropecuária. Também é possível produzir biogás com esgoto e resíduos de alimentos (domésticos, comerciais e industriais).

SUBIR