Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Artigos 15/03/2021

Previdência privada é uma das opções para garantir um futuro mais tranquilo

Gerente de Investimentos da Sicredi Pioneira RS, Arthur Fiedler, dá dicas de como investir com segurança

Não adianta tentar fugir: para garantir um futuro melhor, mais tranquilo e estável, não tem mistério! O que vai sustentar essa realização é o quanto você está investindo desde agora para que isso aconteça. E por falar em investir, é justamente nessa palavra que mora o segredo, pois ela ativa, tem o poder de definir o rumo que a sua vida irá tomar. Para quem pensa em fazer um investimento a longo prazo, uma boa alternativa é apostar na previdência privada.

Por que investir na previdência privada?

A maioria das pessoas acredita que investir é arriscado, mas arriscado mesmo é passar a vida inteira trabalhando para depois depender da aposentadoria para viver. Ainda mais no Brasil, que a maior parte da população se aposenta com um salário mínimo. A partir dessas considerações é que a previdência privada se torna o investimento correto para quem não quer depender somente da aposentadoria do INSS no futuro, pois proporciona uma série de vantagens fiscais, tributárias e sucessórias.

Conheça os planos disponíveis:

  • PGBL: indicado para pessoas que utilizam o formulário completo de declaração de Imposto de Renda (IR). Esse plano possibilita deduzir até 12% da renda bruta tributável;
  • VGBL: indicado para quem utiliza o formulário simplificado de declaração de Imposto de Renda (IR) e não tem interesse no benefício fiscal.

Palavra do especialista

O Gerente de Investimentos da Sicredi Pioneira RS, Arthur Fiedler, comenta sobre dois planos: “no caso dos planos PGBL, há incidência de IR sobre o valor total (principal + juros), enquanto que nos planos VGBL, o IR incide somente sobre os rendimentos (juros)”.

Além disso, é possível escolher entre dois modelos de tributação:

  • Tabela progressiva/compensável: indicada para os investidores com horizonte de curto médio prazo, incidindo 15% de IR no resgate + ajuste na declaração;
  • Tabela regressiva/definitiva: indicada para investidores com horizonte de longo prazo (acima de 10 anos), incidindo IR regressivo conforme o prazo.

Mas o que tudo isso significa na prática? Confira algumas vantagens de investir na previdência privada:

  • Possibilidade de diversificação dos recursos em fundos com estratégias conservadoras, moderadas e arrojadas, que investem desde ativos de renda fixa até mesmo ações, com a possibilidade de contratar coberturas adicionais: pecúlio, pensão, cobertura por invalidez, além de diferentes tipos de modalidades de aposentadoria (vitalícia, por tempo determinado, conversível, entre outras)

 

  • Os fundos de previdência do Sicredi possuem uma das menores taxas de administração do mercado e não cobram taxa de carregamento na entrada, saída ou portabilidade, o que contribui muito para a performance/rentabilidade de longo prazo dos investimentos em previdência privada;

 

  • Outra vantagem para o investidor é a possibilidade de portabilizar (transferir) a previdência privada entre instituições financeiras sem incidência de IR. Ou seja, se o associado já possui uma previdência privada contratada em outra instituição, ele pode solicitar um estudo comparativo para seu gerente e, se for mais atrativo, pode portabilizar o recurso para o Sicredi sem pagar IR, o que pode gerar uma economia significativa e melhorar a performance dos seus investimentos.

Fale com o seu gerente e peça um comparativo. Garanta um futuro melhor para você e a sua família!

Para saber mais sobre previdência privada, acesse o link: https://bit.ly/39USdgS

Parceria entre SIMECS e Sicredi - Cique aqui

Fonte: Blog Sicredi Pioneira

SUBIR