Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Dados do Setor 01/06/2020

Levantamento mensal do SIMECS aponta preservação de empregos no setor

  • Entre as medidas para manutenção dos postos de trabalho, as mais utilizadas são suspensão de contrato de trabalho e redução de jornada
  • Mesmo em menor número, algumas empresas informaram ter aumentado o quadro de colaboradores no período da pandemia
  • Das empresas consultadas, mais de 80% percebem queda substancial na demanda

Com o objetivo de nortear as ações de auxílio às empresas a superar os impactos da Covid-19 e garantir a competitividade da indústria de Caxias do Sul e região, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico e Região – SIMECS divulga novo levantamento de dados mensal. A consulta, realizada de forma eletrônica, ocorreu entre os dias 06 e 15 de maio para analisar a progressão dos efeitos da pandemia. No total, 254 empresas responderam aos questionamentos. Assim como mostrou o levantamento anterior, realizado em abril, o principal impacto é na demanda. Mais de 80% das companhias registraram queda substancial de demanda de produtos e serviços.

Nesse contexto, entre as medidas para garantia do emprego, a maior parte das empresas consultadas informou que está utilizando os recursos da Medida Provisório 936 do Governo Federal. As mais aplicadas até o momento são suspensão do contrato de trabalho e redução de 50% da jornada, seguida, em menor número, pela redução de 25%. Já a redução de 70% é a que apresenta a menor adesão: menos de 10% entre as empresas consultadas.

“Percebemos, pelo retorno do nosso associado, a importância da adoção dessas medidas, que têm se mostrado ferramentas efetivas para a manutenção do máximo possível de empregos, mesmo em um quadro de redução de demanda acentuado”, destaca o presidente do Simecs, Paulo Spanholi.

A maior parte das empresas segue trabalhando com 50% da capacidade, com parte significativa dos colaboradores em regime de home office. Cerca de 51% das empresas mantém o quadro de funcionários inalterado. Porém, 5% das companhias consultadas informaram ter contratado no período de pandemia, mesmo sendo um número baixo, não passando de dez pessoas por empresa.

O levantamento ainda mostra que pouco menos da metade das empresas (46%) não buscou crédito para capital de giro até o momento. Das que buscaram, 40% seguem pessimistas em relação ao acesso à linhas de empréstimo; enquanto 5% dos respondentes acreditam estar mais fácil obter crédito.

Mais de 60% das empresas consultadas no levantamento de dados pertencem ao setor metalmecânico, seguido por empresas dos segmentos automotivo, de ferramentaria e de eletroeletrônica. Mais de 80% dos respondentes são compostos por micro e pequenas empresas, que representam o maior volume empresarial da entidade. No mês de junho, o Simecs realizará mais uma edição da consulta para acompanhar o desempenho da indústria de Caxias do Sul e região e os impactos causados pela Covid-19.

Confirma o levantamento de dados na íntegra - Clique aqui

 

SUBIR