Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Artigos 12/02/2021

É hora de planejar a sua vida financeira

Saiba como melhorar o relacionamento com o seu dinheiro e veja algumas dicas para começar o planejamento

Já começou 2021 e aquele velho ditado de que “o ano só vai ser novo se você fizer algo novo” continua super atual. Só com novas iniciativas é que as coisas evoluem. Alguma ideia de como começar algo para transformar a vida pessoal e profissional? Fazendo um planejamento financeiro. Para alinhar os seus planos e executar cada projeto com tranquilidade, é fundamental ter clareza sobre as possibilidades e assim estabelecer uma relação saudável com o próprio dinheiro. A educação financeira é o melhor caminho para isso.  

É necessário expandir o olhar para os produtos e serviços que estão à disposição e abandonar a ideia de que “educação financeira é só dinheiro”. Não é! São vários os fatores que compõem um planejamento eficaz. Aprendemos isso com Marcos Piangers e Vera Rita Ferreira, durante a live “Precisamos falar sobre dinheiro”, em novembro de 2020, em uma das ações da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF). Entre os fatores mais comuns que influenciam no relacionamento que cada pessoa tem com o próprio dinheiro constam:

  • Exemplo da família;​⠀
  • Experiências conquistadas ao longo da vida;​⠀
  • Informações absorvidas ou ignoradas.​⠀

Como saber se chegou o momento de fazer um planejamento financeiro? Alguns sinais que indicam como está o semáforo da sua vida financeira:

  • Vermelho: despesas maiores que as receitas;
  • Amarelo: despesas iguais às receitas;
  • Verde: receitas maiores que as despesas.

Independentemente dos fatores, uma coisa é certa: quanto mais tarde você se planejar financeiramente, mais dificuldades vai encontrar para realizar os seus objetivos. Veja algumas dicas para dar o ponta pé inicial nos seus sonhos:

  • Pense com profundidade sobre o que você deseja fazer, reflita sobre os seus objetivos e a necessidade de um aporte financeiro. Os objetivos podem ser de curto, médio e longo prazo.
  • Se questione: por que eu preciso ter uma relação melhor com o meu dinheiro? Por que preciso ter mais dinheiro? Deixe de lado as ideias ruins relacionadas à ganância e substitua por questões positivas, como por exemplo, dar mais conforto à família ou ajudar um projeto social;
  • Após definir os seus propósitos e com direcionamento profissional correto, siga o seu planejamento e tente não prejudicar o que já está determinado. Evite compras desnecessárias, que apenas servem para satisfazer desejos eventuais;
  • Saiba o ganho líquido mensal real, e considere eventuais descontos. Tenha clareza das DESPESAS FIXAS (luz, água, alimentação, internet, etc), e das DESPESAS VARIÁVEIS (IPVA, IPTU, consertos, médicos, remédios);​⠀
  • Utilize alguma ferramenta de controle como planilhas mensais, aplicativos ou blocos de anotações;​⠀
  • Separe e organize os documentos e comprovantes de pagamentos em pastas, caixas, arquivos ou sacos plásticos;
  • Garanta que os pagamentos sejam realizados em dia, sem pagamento de juros e multas.​⠀

Agora você já tem munição para começar a refletir sobre o seu relacionamento com o dinheiro e já deve ter percebido que planejamento é a peça-chave para que ele seja o melhor possível.

Que tal começar o seu planejamento agora? Ficou com alguma dúvida de como atingir suas metas neste ano? Entre em contato o seu gerente! Nós podemos ajudar você.

Fonte: Sicredi Pioneira

https://www.sicredipioneira.com.br/blog/detalhe/e-hora-de-planejar-a-sua-vida-financeira 

SUBIR