Associe-se!
Artigos 27/04/2021

Saiba como a gestão de marketing e vendas pode ser a chave para o sucesso em micro e pequenas empresas

Desenvolver estratégias adequadas voltadas ao produto, preço, logística e promoção contribuem para o sucesso do negócio. Descubra mais.

Desenvolver uma gestão de marketing eficiente é uma das formas mais acertadas para fazer com que os produtos e serviços da empresa sejam lembrados e valorizados pelo consumidor. Essa estratégia fica ainda mais relevante para as pequenas e médias empresas porque acaba impactando diretamente no potencial de vendas e permitindo a conquista de novos espaços no mercado.

 

É normal que empreendedores confundam marketing com ações de publicidade ou somente marketing digital é algo comum. Entretanto, quando falamos de gestão de marketing, precisamos considerar a implementação de um conjunto de estratégias em diversas áreas de uma empresa. Essas estratégias precisam fazer parte do processo de planejamento e execução de planos estabelecidos a partir do produto, preço, logística de distribuição e promoção ofertados para o cliente.

 

O SIMECS, sempre atento às melhores iniciativas para aumentar a competitividade dos seus associados, preparou esse artigo para você conhecer quais são os ganhos que o seu negócio terá ao implementar uma gestão de marketing e vendas. Iniciativas como essa são fundamentais para crescer e tornar seu negócio competitivo e promissor. Acompanhe! 

 

Produto para resolver a dor do cliente

A gestão de marketing voltada para as vendas dentro das micro e pequenas empresas atua para conectar o seu produto ou serviço até o cliente. Essa iniciativa considera os objetivos da organização, o ambiente onde atua, qual o público e o impacto dessas relações com o bem-estar do consumidor.

 

Por isso, o primeiro passo para implementar uma gestão de marketing eficiente é pensar estrategicamente em todas as potencialidades do produto que a sua empresa oferta para o mercado. Esse raciocínio é importante porque não adianta ter um produto altamente desenvolvido, com tecnologia de ponta e com as melhores matérias-primas, se ele não resolver nenhuma dor do seu cliente.

 

Se uma empresa produz fios, cabos e chicotes elétricos, por exemplo, ela precisa identificar no que esses equipamentos irão satisfazer o cliente, quais os recursos que esses fios e cabos têm para atender essas necessidades, como o consumidor irá usá-lo e de que maneira se diferencia dos concorrentes. A dica é substituir a ênfase das características do produto e focar na apresentação dos benefícios que o consumidor alcançará ao adquirir o bem produzido pela sua empresa.

 

Nesse processo, é fundamental ter em mente o porquê do seu produto ser relevante, de que forma ele pode fazer a diferença no dia a dia do consumidor para justificar o investimento na sua aquisição ou utilização. Estes são alguns fatores a serem levados em consideração, para que você possa organizar a sua gestão de marketing voltada para vendas.

 

O preço como atração

Preço é quanto o seu produto ou serviço vale para quem for comprar. Para o seu negócio, o preço ideal de venda é aquele que cobre os custos e ainda proporciona o retorno desejado pela empresa. Mas ainda vai além disso.

 

O preço do produto que a sua empresa produz precisa ser o meio de atração com o cliente. Ele influencia em toda a maneira como você se comunica com o consumidor. Assim como todos os processos de gestão de marketing, deve ser pensado de forma estratégica e inteligente para alcançar os melhores resultados.

 

Nesse sentido, é válido considerar o seguinte: o preço está inteiramente relacionado a quanto o consumidor acha que ele custa. Se o equipamento para a soldagem que você produz, por exemplo, tiver um preço maior ou menor do que o seu público entende, ele vai ficar parado no estoque e as vendas não serão significativas. Por isso o valor cobrado precisa ser bem planejado, afinal, tudo é caro quando não se enxerga valor. E se o cliente entender como caro, pode não vai investir.

 

Além disso, não é prudente desenvolver um produto premium, por exemplo, e direcioná-lo a uma região onde o seu público-alvo não esteja presente e a comunidade não tenha condições de consumi-lo.

 

Outro ponto importante nessa estratégia: quem define o preço do seu produto é o mercado e não o dono do negócio. A empresa precisa fazer uma pesquisa de preço e entender se ela consegue entregar esse mesmo produto ao mercado com preços mais competitivos. Dessa forma, conciliando aspectos mercadológicos (ter preço próximo ao do concorrente) e aspectos financeiros (o preço de venda deverá cobrir o custo).

 

Como levar o produto ao cliente

Depois de pensar nos benefícios do seu produto ao consumidor e como o preço influencia no processo de compra, é o momento de planejar a logística. De que forma esse produto ou serviço vai chegar ao cliente? Como ele vai ter acesso a esse bem? A localização e a estrutura adequadas, canais de distribuição e relação com fornecedores são determinantes para essa etapa e precisam estar especificados no planejamento de marketing.

 

Os canais de distribuição permitem diferentes maneiras de chegar ao usuário final. Uma fábrica de sucos naturais, por exemplo, pode comercializar o seu produto para distribuidores, diretamente com os varejistas ou fazer entregas domiciliares. A escolha do canal dependerá do seu negócio e da facilidade de distribuição de seus produtos para o seu mercado.

 

Antes de definir os meios que mais tragam benefícios para a empresa, observe quem são os possíveis fornecedores, qual tipo de transporte é necessário e como operacionalizar esse envio. A localização também precisa ser considerada, analisando o custo x benefício para ter um local com visibilidade, fácil acesso, estrutura, entre outros aspectos.

 

Informar, mostrar e lembrar a existência do seu produto

Essa é uma questão voltada à publicidade. Isso porque é essencial que a gestão de marketing considere importante estimular a demanda, relacionando o produto às necessidades e desejos dos clientes e, assim, promover a marca. Isso é feito considerando três propósitos:

 

  • Informe os potenciais clientes da existência dos produtos e serviços e dos seus benefícios;
  • Mostre aos potenciais clientes onde e como obter esses bens;
  • Lembre os potenciais clientes da existência dos produtos e serviços que a sua empresa oferece.

 

Para alcançar esses objetivos, é necessário ter uma comunicação efetiva com o público-alvo. Essa estratégia pode ser implementada por meio do aperfeiçoamento das equipes de venda, investindo em publicidade (principalmente digital), promoção de vendas, telemarketing, políticas de fidelização ou parcerias.

 

Como implementar?

Gerir o marketing voltado ao sucesso nas vendas é um processo de planejamento, conhecimento e muita prática.

 

Essa imersão nos produtos oferecidos pela empresa, analisando o seu potencial, público-alvo, valor, distribuição e promoção, é fundamental para desenvolver o negócio e permitir ainda mais sucesso no segmento onde essa micro e pequena empresa está inserida.

 

Mas saiba que você não está sozinho. O SIMECS ajuda a sua empresa a implementar todas as etapas da gestão de marketing para torná-lo competitivo através de melhorias em seus processos internos de gestão e estimulando a sustentabilidade da empresa.

 

Ao lado do Sebrae e do Sicredi, a entidade desenvolve o programa Gestão Fácil, que é exclusivo e focado em micro e pequenas empresas associadas ao SIMECS com interesse em qualificar a gestão organizacional orientada para resultados.

 

No módulo Circuito de Marketing e Vendas, aprenda a simplificar o marketing digital, ter estratégias de comunicação e receber mentoria em marketing e vendas para fazer a sua empresa ter mais sucesso.

 

Agende agora mesmo a visita gratuita de um especialista do Sebrae e descubra como a sua micro e pequena empresa pode alcançar mais sucesso nos resultados.

Veja também:


Com foco no consumidor final, Sumig inaugura e-commerce e lança venda exclusiva de novos equipamentos
Saiba quais os principais temas da indústria que serão debatidos no SIMECS Transforma e entenda por que você precisa participar do evento sobre inovação e tecnologia
Você conhece o modelo de gestão mais indicado para o sucesso das micro e pequenas empresas? Descubra!
Comec realiza mais uma entrega técnica de guindaste Hyva no Espírito Santo
Gestão financeira: descubra os cinco erros mais comuns que impedem o crescimento de uma micro e pequena empresa
Golpes e fraudes online: você sabe como proteger seus dados pessoais?
Consumo de podcasts cresce no Brasil e revela a importância de conteúdos inéditos para atrair novos públicos
SIMECS protocola no Concex pedido de isenção do imposto de importação do aço
Relatório de Gestão 2020
Imposto de Renda 2021: o que pode ou não ser deduzido na declaração?
Materiais para BAIXAR e IMPRIMIR #TODOSCONTRAACOVID
SIMECS e Simplás colaboram com a implantação de espaço para atendimento de pessoas com casos leves de Covid-19
Fórum online debate potencial da produção, aponta soluções e proporciona negócios para o biogás e biometano
Investir em saúde, uma questão central e estratégica
Previdência privada é uma das opções para garantir um futuro mais tranquilo
Estamos fazendo a nossa parte, faça você também!
Conheça cinco dicas para tornar a sua indústria competitiva e porque você precisa ficar de olho na concorrência
Transformação digital, sua empresa está preparada?
Soprano lança dois novos modernos equipamentos para o setor fotovoltaico
Unylaser fecha parceria e amplia exportação de peças e componentes em aço para o Canadá
Suspensão da Cogestão Regional
Como a otimização de processos pode transformar os resultados da sua empresa
Saiba como poupar e investir melhor a sua renda
Bandeira Preta - Informações atualizadas
Conheça a representante do SIMECS na escolha da Rainha e Princesas da Festa da Uva 2022
MARCOPOLO CONQUISTA PRÊMIO LÓTUS 2021
É hora de planejar a sua vida financeira
Fátima Saúde fez de 2020 o ano dos grandes investimentos
SIMECS se vincula ao Programa Mais Alimentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA
Plano Nacional de Imunização contra o COVID-19
VOLARE É A MARCA DE MICRO-ÔNIBUS MAIS VENDIDA NO BRASIL
Consumo de vídeos na internet aumenta durante a pandemia e faz a Sumig criar o canal SUMIG TV
PALFINGER é destaque entre as Melhores Empresas para Trabalhar na Serra Gaúcha
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Caxias se reúne com diretoria do SIMECS
SIMECS recebe secretário do Ministério da Economia em Caxias do Sul
Levantamento do SIMECS aponta aumento de demanda e recuperação das indústrias da região
Balanço Social 2020
Saúde Ocupacional ganha novo e moderno espaço no Complexo Fátima Saúde
Posicionamento SIMECS - Manifestações do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos em empresas de Caxias do Sul
Protocolos de enfrentamento da Covid-19
SIMECS FECHA PATROCÍNIO COM A FESTA DAS COLHEITAS E A FESTA DA UVA
SIMECS 63 anos de protagonismo para a competitividade
Posicionamento SIMECS
voestalpine Meincol 75 anos - Uma história que dá forma ao futuro
SIMECS e Fátima Saúde estabelecem novo patamar em gestão da saúde empresarial
Em transmissão ao vivo, SIMECS apresenta novidades para 2021
SIMECS promove encontro para analisar desafios do futuro
Mercopar 2020 ocorre em novembro e deve estimular a retomada econômica da indústria
SURDOLIMPÍADAS 2021 SERÁ REALIZADA NA SERRA GAÚCHA
Demanda da indústria apresenta melhora no mês de outubro
Hyva do Brasil conquista certificação como Excelente Lugar Para Trabalhar
Jost Brasil recebe homenagem do SIMECS pelos seus 25 anos
SIMECS recebe candidatos à Prefeitura de Caxias do Sul
SIMECS e Fátima Saúde estabelecem novo patamar em gestão da saúde empresarial
Do Lean à Indústria 4.0
Mercopar 2020
Pix: a forma como você faz pagamentos nunca mais será a mesma
SIMECS lança Programa de Empreendedorismo Internacional
Inova Transformação em Veículos Especiais
Governador esclarece pontos da Reforma Tributária
SIMECS e Fátima Saúde firmam parceria
G.Paniz celebra quatro décadas de conquistas
Hospital Geral pretende arrecadar R$ 37 milhões em dois meses para concluir obras de ampliação
Sicredi e SIMECS: a parceria que pode potencializar o crescimento de sua empresa
BYRos Brasil empresa com Soluções para Conectividade Elétrica e de Dados para Ambientes e Mobiliário
SIMECS homenageia a Metalúrgica Buzin pela passagem de seus 50 anos.
Hyva do Brasil recebe homenagem do SIMECS por seus 25 anos
3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano com inscrições abertas para webinars em setembro
Levantamento mensal do SIMECS aponta aumento gradual na demanda da indústria em agosto
Juntos Somos Mais Fortes
Oportunidades disponíveis para alavancar o seu negócio
Edreaza Componentes Automotivos completa 30 anos de atividade
Hyva do Brasil celebra 25 anos
Agrale vai fabricar caminhões elétricos da tradicional marca FNM
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Assessorias
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Projetos
Máquinas de Soldagem Sumig prontas para indústria 4.0 podem ser adquiridas via financiamento no BNDES
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Convênios
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Inovação
SIMECS e Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos assinam Convenção Coletiva 2020
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Produção
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Gestão de Pessoas
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Finanças
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Marketing e Vendas
Demanda da indústria apresenta leve melhora em levantamento mensal do SIMECS
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Estratégia
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Crédito
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Plano de Contingência
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Medidas Protetivas
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Trabalhista
Modelo de Plano de Contingência
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Tributário
SIMECS recebe pauta de reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19
SIMECS, Empresas Randon e Marcopolo entregam ventiladores pulmonares para reforçar rede hospitalar da Serra Gaúcha
Presidentes do SIMECS e Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos se encontram para discutir ações para empresas e trabalhadores
Prefeitura apresenta ofício encaminhado ao governador para entidades e sindicatos
SIMECS Com você
AÇÕES JUDICIAIS RELEVANTES
Levantamento mensal do SIMECS aponta preservação de empregos no setor
Papo com Especialistas Perspectivas econômicas frente à crise do Coronavírus
SIMECS, entidades e empresas doam 130 toneladas de alimentos para famílias caxienses durante pandemia
PRORROGAÇÃO DOS PRAZOS DE VENCIMENTO DAS PARCELAS MENSAIS DOS PARCELAMENTOS ADMINISTRADOS PELA RFB E PGFN
SIMECS apresenta novo posicionamento
SIMECS apoia a fabricação de ventiladores pulmonares
Obrigações Ambientais
Randon, Marcopolo e Simecs doam cerca de R$ 3 milhões para rede de saúde de Caxias
SUBIR