Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Artigos 19/05/2021

Você conhece o modelo de gestão mais indicado para o sucesso das micro e pequenas empresas? Descubra!

Menos esforço e mais resultados. A partir dessa premissa, o modelo de gestão focado em resultados pode representar novas oportunidades de crescimento para a sua empresa. Saiba mais neste artigo do SIMECS.

 

Por mais enxuta que uma micro e pequena empresa possa ser, a maneira como o empresário realiza a gestão do negócio impacta diretamente nos resultados.

Organizações fechadas para novidades e oportunidades de crescimento e transformação aos poucos são ultrapassadas por empresas com uma visão mais aberta e alinhada com as tendências atuais do mercado.

Para alcançar melhores resultados, algumas habilidades específicas são fundamentais, além da atenção ao trabalho à frente da organização para coordenar com eficiência e eficácia as equipes na execução das atividades.

Nesse contexto, é importante que você saiba mais sobre o modelo de negócio mais indicado para micro e pequenas empresas: a gestão com foco nos resultados.

Preparamos esse artigo para ajudar você a entender mais sobre esse conceito e como colocá-lo em prática.

 

Menos processos e mais resultados

Nunca antes os gestores dedicaram tanto tempo a debater e refletir sobre a natureza dos resultados ou como a gestão deve ser pensada e executada em suas empresas. Nesse contexto, vem ganhando força o pensamento de que mais vale a pena medir resultados do que esforços.

Pense em um hamster, preso na gaiola, correndo sem parar em uma roda. Ele pode passar horas, dias e semanas nesse movimento, mas nunca vai sair do lugar. Muitos empresários também se sentem como um hamster: trabalham muito, dedicam várias horas à empresa, mas não conseguem sair do lugar.

Livre de fórmulas ou procedimentos prontos, o conceito da gestão focada em resultados vai na contramão da gestão tradicional, que prioriza os processos (a forma como será executada tal demanda) em detrimento dos resultados (aquilo que efetivamente restará após a execução das demandas da empresa). Dessa forma, ao inverter a lógica da gestão, permite-se transformar o planejamento da empresa em metas a serem alcançadas e menos em tarefas a serem executadas.

 

Entenda as características da gestão por resultados

Uma forma de conhecer mais sobre o que acontece dentro da empresa é entender as características do conceito de gestão por resultados.

O pilar desse modelo de gestão é o comprometimento de todos os envolvidos, em todas as etapas dos processos organizacionais. Ter uma equipe participativa, colaborativa e empenhada em conquistar o resultado pretendido, é imprescindível;

·         Para evitar a procrastinação e a perda de foco no objetivo, o trabalho em equipe deve ser priorizado;

·         Dessa forma, as responsabilidades por atingir ou não os resultados passam a ser de todos e não de apenas uma pessoa. Ou seja, vitórias e fracassos são compartilhados;

·         A liderança precisa estar frequentemente orientando e assessorando a equipe.

A execução dessas características contribui para a empresa otimizar processos, aumentar a produtividade e enxugar custos. Ao final, se os resultados obtidos forem satisfatórios, é importante haver uma recompensa pelo envolvimento de todos.

Além disso, outro importante conceito também ajuda a gerir a empresa com foco nos resultados. Conheça mais sobre a Análise SWOT.

 

O que é Análise SWOT e como ela pode auxiliar na gestão da empresa

A sigla SWOT reúne as iniciais de Strengths, Weaknesses, Opportunities and Traits, ou, traduzindo, podemos chamar de FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Entenda mais sobre o que cada um desses pontos representa.

·         Forças (Pontos fortes): É o momento de observar quais são os pontos positivos dentro da sua empresa e definir exatamente no que ela é boa. A lógica é a seguinte: quais são as características do seu negócio que dependem unicamente dele mesmo para continuar funcionando? Quais são as atividades melhor realizadas?

 

·         Oportunidades: Se as forças consideram os processos internos, as oportunidades são relacionadas aos externos. Não estamos mais falando sobre os pontos próprios do negócio, mas sim sobre o que os elementos de fora podem beneficiá-la de alguma forma. A tributação é um exemplo: a alta ou a queda do dólar é benéfica para a sua empresa ou não? E a concorrência? Como ela se organiza no seu segmento?

 

·         Fraquezas (Pontos fracos): Nesse ponto, você precisa considerar os procedimentos internos que interferem ou prejudicam o crescimento do seu negócio. A falta de mão de obra qualificada pode ser um ponto fraco, por exemplo, assim como a concorrência, o engajamento dos colaboradores, entre outros. Analise de forma individual para perceber como é possível resolver e corrigir as falhas.

 

·         Ameaças: Podem ser entendidas como os elementos de fora da empresa que podem fazer mal a ela. Você pode ser prejudicado, mas não pode resolver sozinho. Um bom exemplo são os fornecedores. Em alguns aspectos, a sua empresa pode ser muito dependente e perder o poder de barganha, desembolsando mais do que gostaria. Além disso, tudo que envolve clima e economia também podem representar ameaças ao seu negócio.

 

Saiba como o SIMECS pode ajudar sua empresa a gerir o negócio

Importante ressaltar que as etapas da gestão com foco em resultados e da Análise SWOT são contínuas e devem ser realizadas periodicamente. Além disso, você não precisa fazer o levantamento de dados, informações e a análise sozinho.

Por isso, conte com a ajuda do SIMECS. Por meio do programa Gestão Fácil, realizado em parceria com o Sebrae e o Sicredi, o projeto busca atender micro e pequenas empresas interessadas em qualificar a gestão do seu negócio orientada para a obtenção de resultados. Dessa forma, promovendo a competitividade, sustentabilidade e o sucesso da empresa no segmento em que atua.

Com o Gestão Fácil você saberá como implementar a metodologia 5S’s, saber mais sobre a aplicabilidade da ferramenta PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção), além de consultoria individual para eliminar desperdícios e melhorar a qualidade dos processos internos com foco no resultado, entre outros.

Agende agora mesmo a visita gratuita de um especialista do Sebrae e descubra como a sua micro e pequena empresa pode alcançar mais sucesso nos resultados.

SUBIR