Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Artigos 20/05/2021

Saiba quais os principais temas da indústria que serão debatidos no SIMECS Transforma e entenda por que você precisa participar do evento sobre inovação e tecnologia

Iniciativa online alusiva ao Dia da Indústria reunirá no próximo dia 25/05 nomes como Eduardo Leite, Clovis Tramontina, Daniel Randon, Mauro Bellini, Arthur Igreja e Luís Lamb para discutir o futuro da indústria e como a inovação e a tecnologia são palavras-chave para o desenvolvimento do setor. Inscrições são gratuitas.

Um momento para discutir as transformações da indústria, debater a importância da inovação e da incorporação de novas tecnologias e conhecer as tendências mundiais de um dos segmentos mais relevantes da economia brasileira.

Esse é o propósito do SIMECS Transforma, evento online organizado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (SIMECS) de Caxias do Sul e Região, que será transmitido ao vivo pela internet no próximo dia 25/05, a partir das 13h30. A data para o evento não foi escolhida por acaso: 25 de maio é lembrado como o Dia Nacional da Indústria.

Planejado há quase um ano, o SIMECS Transforma é uma iniciativa que vai ao encontro do novo posicionamento da entidade: mais do que um sindicato, o SIMECS também é um hub de transformação, inovação e competitividade para as grandes, médias, pequenas e microempresas da Serra Gaúcha.

Conversamos com alguns dos palestrantes e antecipamos aqui quais os assuntos que nortearão as discussões no SIMECS Transforma.

Precisamos falar sobre o futuro

A programação do SIMECS Transforma foi pensada para abordar temas relevantes para os empresários, gestores e líderes da indústria local em uma tarde de conhecimento, conteúdo e descoberta de novos caminhos para o setor.

As primeiras palestras buscarão antecipar como será o futuro do segmento. Na abertura, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, abordará as perspectivas do Estado com o olhar para a indústria.

Em seguida, as lideranças empresariais Clovis Tramontina, Daniel Randon e Mauro Bellini participarão do “Diálogo Empresarial – O futuro do setor metalmecânico”. A condução será feita pelo vice-presidente de Relações Institucionais do SIMECS, Ruben Antonio Bisi.

Para Clovis Tramontina, presidente do Conselho de Administração da Tramontina, o futuro da indústria será construído a partir do conhecimento obtido diante das dificuldades observadas pelo setor nos últimos anos. Ele reforça também que inovação precisa ser uma constante e ter o incentivo da direção da empresa para que seja disseminada em outras áreas.

“Quando falamos de inovação, as pessoas sempre pensam em algo inédito. Porém, muitas vezes são as pequenas coisas as mais importantes e, no final da cadeia produtiva, podem gerar ganhos de automação, de processos, serviços e outros”, explica.

Daniel Randon, CEO das empresas Randon e Presidente do Conselho do Transforma RS, destacará em sua participação no SIMECS Transforma quais os desafios do setor em relação ao abastecimento de insumos e à inflação de matéria-prima.

“Esse é um dos assuntos que mais perturba o nosso setor neste momento. A pressão nas cadeias de abastecimento de insumos e de matéria-prima, principalmente o aço, vem exigindo um esforço adicional para garantir a produção, atender a forte demanda de mercado e atenuar os efeitos da inflação nos custos”, enfatiza.

Meio ambiente e tributação em discussão

Na visão do presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, Mauro Bellini, o cuidado com o meio ambiente também precisa estar na pauta dos empresários.

“Para o futuro, enxergamos que um dos principais desafios é o uso de soluções sustentáveis, capazes de transformar a indústria e tornar o segmento uma referência em cuidados com o meio ambiente, principalmente, com a redução da emissão de gases poluentes”, destaca o empresário, que ampliará essa discussão durante a sua fala no SIMECS Transforma.

Ruben Antonio Bisi reforça que é fundamental que os empresários também se preocupem com o aperfeiçoamento dos processos internos e levantem a bandeira da redução de impostos. “É difícil focarmos apenas em futuro sem antes administrarmos demandas históricas, como a diminuição da burocracia e dos impostos, reduzir o custo Brasil e investirmos em qualificação da mão de obra e na inovação”, afirma.

 

Inovação como palavra-chave

Outro destaque do SIMECS Transforma é o “Diálogo Inovação”, que terá a presença de Arthur Igreja, um dos principais especialistas em Tecnologia e Inovação no país.

Ele traz na bagagem a experiência de já ter palestrado em grandes eventos, como Rock in Rio Academy e TEDx no Brasil, EUA, Europa e América do Sul. Também é autor do livro sobre inovação ”Conveniência é o nome do Negócio” e também é co-fundador da plataforma AAA com Ricardo Amorim.

Igreja abordará diversas questões ligadas à inovação e inovação disruptiva, desde os principais mitos até as estratégias mais assertivas sobre o assunto.

“Fazendo um comparativo com o mercado de investimento: a não inovação é deixar o dinheiro na poupança. Começar a inovar é ter algum tipo de aplicação variável. Já uma inovação arriscada seria um investimento em ações e a disruptiva seriam os derivativos, as criptomoedas, que podem trazer ganhos enormes, porém, com riscos. Assim, é necessário amplo conhecimento sobre o tema”, exemplifica.

O painel também terá a participação de Daniel Ely, vice-presidente Administrativo Financeiro do SIMECS; e do secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb.

Outros destaques do SIMECS Transforma

Além das palestras e debates, o SIMECS Transforma apresentará duas importantes novidades.

A primeira delas é a nova sede da entidade, que foi reformada para tornar-se um espaço mais moderno e sempre à disposição dos mais de 3,3 mil associados.

Outro anúncio será as novas categorias do Mérito Metalúrgico Gigia Bandera 2021, tradicional premiação concedida pela entidade.

 

Como se inscrever

Agora que você conhece mais dos destaques do SIMECS Transforma, é o momento de garantir o seu lugar em um mundo de transformação e conhecimento.

Preencha aqui o formulário de inscrição e não fique de fora do evento. As inscrições são gratuitas. Após o envio das informações, as orientações sobre programação e links de acesso serão enviadas para o e-mail cadastrado.

O SIMECS Transforma é uma realização do SIMECS com apoio do Fátima Saúde, Sebrae e Sicredi Pioneira RS.

SUBIR