Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Artigos 20/07/2021

Em meio à crise energética e hídrica, conheça novas fontes de energias renováveis

Atualmente, o Brasil vive uma grande crise hídrica e energética. O resultado disso, é a elevação dos custos e o risco de racionamento de energia.

Uma das saídas para o problema é a diversificação da matriz energética, que ganha velocidade a partir dos próximos anos, seja ela a nível nacional ou com medidas adotadas individualmente pelas empresas.

Nas indústrias, a energia é um dos aspectos que mais influência nos custos das empresas, portanto, reduzir as despesas com energia elétrica é uma forma de aumentar a competitividade da organização. As empresas que contam com uma gestão de energia eficaz se tornam mais competitivas no mercado. Há tecnologias que podem auxiliar no gerenciamento de consumo de energia. Uma delas é o monitoramento individual de cada máquina: a tecnologia de sensoriamento. Esta ferramenta mostra indicadores e informações para que o gestor possa avaliar o consumo e definir as melhores estratégias para a redução do consumo ou alternativas de redução dos custos com energia, sem afetar a produtividade. Além disso, há alternativas que visam reduzir efetivamente os custos para as empresas.

O Mercado Livre de Energia é um ambiente de negociação onde consumidores “livres” podem comprar energia alternativamente ao suprimento da concessionária local. Nesse ambiente, o consumidor negocia o preço da sua energia diretamente com os agentes geradores e comercializadores. Dessa forma, o cliente livre pode escolher qual será o seu fornecedor de energia.  De acordo com o engenheiro, Luciano Oliveira, a empresa que se enquadra no perfil, pode economizar até 40% de seu custo com energia, claro que para cada necessidade o ideal é realizar um estudo aprofundado.

O profissional explica que, a adesão ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) traz diversas vantagens, desde a redução dos custos com energia elétrica, até a não incidência da bandeira tarifária e a utilização de grupos geradores somente em caso de emergência. Uma outra vantagem, não tão conhecida, é a ausência de diferenciação do preço da energia ativa consumida em horário ponta ou fora de ponta. O preço acordado em contrato para o insumo energia elétrica é o mesmo para os dois horários, fazendo com que o custo de energia em horário ponta seja inferior para o cliente livre, se comparado ao custo de energia do cliente cativo nesse período. Conheça mais essa alternativa e acesse a cartilha Mercado Livre de energia 

De acordo com a Associação Brasileira dos comercializadores de energia, o mercado livre tem dois tipos de consumidores: livres e especiais. Os chamados consumidores livres devem possuir, no mínimo, 2.000 kW de demanda contratada de energia proveniente de qualquer fonte de geração de energia. Os chamados consumidores especiais, o consumo deverá ser igual ou maior que 500 kW e menor que 2.500 kW. Neste caso, a energia comercializada deverá ser oriunda de fontes especiais, tais como: eólica, solar, biomassa pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) ou hidráulica de empreendimentos com potência inferior ou igual a 50.000 kW. Segunda a entidade 80% da energia consumida pelas indústrias no país é mercado livre.           

Outra alternativa, que vem ganhando força no mercado é  a energia solar fotovoltaica. Conforme a Associação Brasileira de Energia Solar o Brasil está entre os 10 países que mais instalaram sistemas de energia solar no mundo em 2020, mesmo com os impactos provocados pela pandemia, registrando 3,15 gigawatts (GW) em novos empreendimentos de geração solar. Mesmo com esse crescimento, ainda é um mercado que representa 1.7% da matriz energética do país.

Para o professor e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul Tiago Cassol Severo, “O desempenho é condicionado ao aumento da oferta de equipamentos, de marcas no setor e do número de empresas prestadoras dos serviços de projetos e instalação, bem como a maior divulgação dos benefícios que a energia solar pode propiciar às indústrias, comércios e residências. A oferta, ligada à maior quantidade de integradores e ao conhecimento da sociedade sobre essa fonte renovável de geração de energia, faz com que esses números tenham seu crescimento favorecido.”

Analisar a sua necessidade e buscar uma alternativa que auxilie na redução de custos e ainda gere impactos positivos com relação ao meio ambiente, traz ganhos para as empresas. Olhar para temas como esse é fundamental para que a indústria esteja cada vez mais atenta a todas as tendências e impactando positivamente o ecossistema em que está inserida.

 

 

Fontes:

Mercadolivredeenergia.com.br/mercado-livre-de-energia/

https://abraceel.com.br/wp-content/uploads/2019/05/ABRACEEL_process_230519.pdf

SUBIR