Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
SIMECS Com Você 17/03/2021

SIMECS e Simplás colaboram com a implantação de espaço para atendimento de pessoas com casos leves de Covid-19

Com o apoio do SIMECS e do Simplás, começa a funcionar nesta quarta-feira (17/03) um novo espaço da Prefeitura de Caxias do Sul para atendimento exclusivo de pacientes com casos de síndrome gripal leve.

O serviço será realizado na UBS São Vicente, localizada no bairro Jardelino Ramos, que foi estruturada pelo Município para que seja um centro de referência para casos leves de Covid-19. Dessa forma, ajudando a desafogar os hospitais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município, que podem concentrar esforços em salvar a vida de pacientes com casos graves de Covid-19.

A equipe de saúde será mista, formada por servidores públicos, profissionais cedidos por empresas associadas aos SIMECS e ao Simplás, bem como trabalhadores contratados de forma emergencial pelos sindicatos. As duas instituições também contribuíram com a doação de 30 mil testes rápidos e vão doar oito monitores para as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e 24 bombas de infusão.

O atendimento na UBS São Vicente será de segunda a sexta-feira das 7h30min às 20h e aos sábados das 8h às 20h. Os pacientes passarão por triagem e consulta, com oferta de testagem rápida conforme o quadro de saúde no momento do atendimento. Serão ofertadas cerca de 700 consultas por semana. 

Devem procurar a UBS São Vicente somente pessoas com sintomas de síndrome gripal, ou seja, quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, secreção nasal, perda de paladar ou olfato, diarreia. Em idosos observa-se também desmaios, sonolência excessiva, confusão mental e fraqueza.

A orientação da prefeitura é que os pacientes que utilizam essa unidade como referência procurem outras UBSs para os demais atendimentos de rotina.

Essa ação do SIMECS e do Simplás junto ao poder público é um dos resultados da campanha “Estamos fazendo a nossa parte, faça você também!”, que destaca o conjunto de medidas que as entidades empresariais da nossa cidade vêm adotando para apoiar o sistema de saúde nessa nova fase de combate à pandemia.

É um momento crítico, que exige nossa união e trabalho em conjunto. Seguiremos firmes com essas ações com o objetivo de contribuir com a comunidade nesse cenário triste e delicado que vivemos.

SUBIR