Associe-se!
Artigos 20/05/2021

Saiba quais os principais temas da indústria que serão debatidos no SIMECS Transforma e entenda por que você precisa participar do evento sobre inovação e tecnologia

Iniciativa online alusiva ao Dia da Indústria reunirá no próximo dia 25/05 nomes como Eduardo Leite, Clovis Tramontina, Daniel Randon, Mauro Bellini, Arthur Igreja e Luís Lamb para discutir o futuro da indústria e como a inovação e a tecnologia são palavras-chave para o desenvolvimento do setor. Inscrições são gratuitas.

Um momento para discutir as transformações da indústria, debater a importância da inovação e da incorporação de novas tecnologias e conhecer as tendências mundiais de um dos segmentos mais relevantes da economia brasileira.

Esse é o propósito do SIMECS Transforma, evento online organizado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (SIMECS) de Caxias do Sul e Região, que será transmitido ao vivo pela internet no próximo dia 25/05, a partir das 13h30. A data para o evento não foi escolhida por acaso: 25 de maio é lembrado como o Dia Nacional da Indústria.

Planejado há quase um ano, o SIMECS Transforma é uma iniciativa que vai ao encontro do novo posicionamento da entidade: mais do que um sindicato, o SIMECS também é um hub de transformação, inovação e competitividade para as grandes, médias, pequenas e microempresas da Serra Gaúcha.

Conversamos com alguns dos palestrantes e antecipamos aqui quais os assuntos que nortearão as discussões no SIMECS Transforma.

Precisamos falar sobre o futuro

A programação do SIMECS Transforma foi pensada para abordar temas relevantes para os empresários, gestores e líderes da indústria local em uma tarde de conhecimento, conteúdo e descoberta de novos caminhos para o setor.

As primeiras palestras buscarão antecipar como será o futuro do segmento. Na abertura, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, abordará as perspectivas do Estado com o olhar para a indústria.

Em seguida, as lideranças empresariais Clovis Tramontina, Daniel Randon e Mauro Bellini participarão do “Diálogo Empresarial – O futuro do setor metalmecânico”. A condução será feita pelo vice-presidente de Relações Institucionais do SIMECS, Ruben Antonio Bisi.

Para Clovis Tramontina, presidente do Conselho de Administração da Tramontina, o futuro da indústria será construído a partir do conhecimento obtido diante das dificuldades observadas pelo setor nos últimos anos. Ele reforça também que inovação precisa ser uma constante e ter o incentivo da direção da empresa para que seja disseminada em outras áreas.

“Quando falamos de inovação, as pessoas sempre pensam em algo inédito. Porém, muitas vezes são as pequenas coisas as mais importantes e, no final da cadeia produtiva, podem gerar ganhos de automação, de processos, serviços e outros”, explica.

Daniel Randon, CEO das empresas Randon e Presidente do Conselho do Transforma RS, destacará em sua participação no SIMECS Transforma quais os desafios do setor em relação ao abastecimento de insumos e à inflação de matéria-prima.

“Esse é um dos assuntos que mais perturba o nosso setor neste momento. A pressão nas cadeias de abastecimento de insumos e de matéria-prima, principalmente o aço, vem exigindo um esforço adicional para garantir a produção, atender a forte demanda de mercado e atenuar os efeitos da inflação nos custos”, enfatiza.

Meio ambiente e tributação em discussão

Na visão do presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, Mauro Bellini, o cuidado com o meio ambiente também precisa estar na pauta dos empresários.

“Para o futuro, enxergamos que um dos principais desafios é o uso de soluções sustentáveis, capazes de transformar a indústria e tornar o segmento uma referência em cuidados com o meio ambiente, principalmente, com a redução da emissão de gases poluentes”, destaca o empresário, que ampliará essa discussão durante a sua fala no SIMECS Transforma.

Ruben Antonio Bisi reforça que é fundamental que os empresários também se preocupem com o aperfeiçoamento dos processos internos e levantem a bandeira da redução de impostos. “É difícil focarmos apenas em futuro sem antes administrarmos demandas históricas, como a diminuição da burocracia e dos impostos, reduzir o custo Brasil e investirmos em qualificação da mão de obra e na inovação”, afirma.

 

Inovação como palavra-chave

Outro destaque do SIMECS Transforma é o “Diálogo Inovação”, que terá a presença de Arthur Igreja, um dos principais especialistas em Tecnologia e Inovação no país.

Ele traz na bagagem a experiência de já ter palestrado em grandes eventos, como Rock in Rio Academy e TEDx no Brasil, EUA, Europa e América do Sul. Também é autor do livro sobre inovação ”Conveniência é o nome do Negócio” e também é co-fundador da plataforma AAA com Ricardo Amorim.

Igreja abordará diversas questões ligadas à inovação e inovação disruptiva, desde os principais mitos até as estratégias mais assertivas sobre o assunto.

“Fazendo um comparativo com o mercado de investimento: a não inovação é deixar o dinheiro na poupança. Começar a inovar é ter algum tipo de aplicação variável. Já uma inovação arriscada seria um investimento em ações e a disruptiva seriam os derivativos, as criptomoedas, que podem trazer ganhos enormes, porém, com riscos. Assim, é necessário amplo conhecimento sobre o tema”, exemplifica.

O painel também terá a participação de Daniel Ely, vice-presidente Administrativo Financeiro do SIMECS; e do secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb.

Outros destaques do SIMECS Transforma

Além das palestras e debates, o SIMECS Transforma apresentará duas importantes novidades.

A primeira delas é a nova sede da entidade, que foi reformada para tornar-se um espaço mais moderno e sempre à disposição dos mais de 3,3 mil associados.

Outro anúncio será as novas categorias do Mérito Metalúrgico Gigia Bandera 2021, tradicional premiação concedida pela entidade.

 

Como se inscrever

Agora que você conhece mais dos destaques do SIMECS Transforma, é o momento de garantir o seu lugar em um mundo de transformação e conhecimento.

Preencha aqui o formulário de inscrição e não fique de fora do evento. As inscrições são gratuitas. Após o envio das informações, as orientações sobre programação e links de acesso serão enviadas para o e-mail cadastrado.

O SIMECS Transforma é uma realização do SIMECS com apoio do Fátima Saúde, Sebrae e Sicredi Pioneira RS.

Veja também:


Com foco no consumidor final, Sumig inaugura e-commerce e lança venda exclusiva de novos equipamentos
Você conhece o modelo de gestão mais indicado para o sucesso das micro e pequenas empresas? Descubra!
Comec realiza mais uma entrega técnica de guindaste Hyva no Espírito Santo
Gestão financeira: descubra os cinco erros mais comuns que impedem o crescimento de uma micro e pequena empresa
Saiba como a gestão de marketing e vendas pode ser a chave para o sucesso em micro e pequenas empresas
Golpes e fraudes online: você sabe como proteger seus dados pessoais?
Consumo de podcasts cresce no Brasil e revela a importância de conteúdos inéditos para atrair novos públicos
SIMECS protocola no Concex pedido de isenção do imposto de importação do aço
Relatório de Gestão 2020
Imposto de Renda 2021: o que pode ou não ser deduzido na declaração?
Materiais para BAIXAR e IMPRIMIR #TODOSCONTRAACOVID
SIMECS e Simplás colaboram com a implantação de espaço para atendimento de pessoas com casos leves de Covid-19
Fórum online debate potencial da produção, aponta soluções e proporciona negócios para o biogás e biometano
Investir em saúde, uma questão central e estratégica
Previdência privada é uma das opções para garantir um futuro mais tranquilo
Estamos fazendo a nossa parte, faça você também!
Conheça cinco dicas para tornar a sua indústria competitiva e porque você precisa ficar de olho na concorrência
Transformação digital, sua empresa está preparada?
Soprano lança dois novos modernos equipamentos para o setor fotovoltaico
Unylaser fecha parceria e amplia exportação de peças e componentes em aço para o Canadá
Suspensão da Cogestão Regional
Como a otimização de processos pode transformar os resultados da sua empresa
Saiba como poupar e investir melhor a sua renda
Bandeira Preta - Informações atualizadas
Conheça a representante do SIMECS na escolha da Rainha e Princesas da Festa da Uva 2022
MARCOPOLO CONQUISTA PRÊMIO LÓTUS 2021
É hora de planejar a sua vida financeira
Fátima Saúde fez de 2020 o ano dos grandes investimentos
SIMECS se vincula ao Programa Mais Alimentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA
Plano Nacional de Imunização contra o COVID-19
VOLARE É A MARCA DE MICRO-ÔNIBUS MAIS VENDIDA NO BRASIL
Consumo de vídeos na internet aumenta durante a pandemia e faz a Sumig criar o canal SUMIG TV
PALFINGER é destaque entre as Melhores Empresas para Trabalhar na Serra Gaúcha
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Caxias se reúne com diretoria do SIMECS
SIMECS recebe secretário do Ministério da Economia em Caxias do Sul
Levantamento do SIMECS aponta aumento de demanda e recuperação das indústrias da região
Balanço Social 2020
Saúde Ocupacional ganha novo e moderno espaço no Complexo Fátima Saúde
Posicionamento SIMECS - Manifestações do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos em empresas de Caxias do Sul
Protocolos de enfrentamento da Covid-19
SIMECS FECHA PATROCÍNIO COM A FESTA DAS COLHEITAS E A FESTA DA UVA
SIMECS 63 anos de protagonismo para a competitividade
Posicionamento SIMECS
voestalpine Meincol 75 anos - Uma história que dá forma ao futuro
SIMECS e Fátima Saúde estabelecem novo patamar em gestão da saúde empresarial
Em transmissão ao vivo, SIMECS apresenta novidades para 2021
SIMECS promove encontro para analisar desafios do futuro
Mercopar 2020 ocorre em novembro e deve estimular a retomada econômica da indústria
SURDOLIMPÍADAS 2021 SERÁ REALIZADA NA SERRA GAÚCHA
Demanda da indústria apresenta melhora no mês de outubro
Hyva do Brasil conquista certificação como Excelente Lugar Para Trabalhar
Jost Brasil recebe homenagem do SIMECS pelos seus 25 anos
SIMECS recebe candidatos à Prefeitura de Caxias do Sul
SIMECS e Fátima Saúde estabelecem novo patamar em gestão da saúde empresarial
Do Lean à Indústria 4.0
Mercopar 2020
Pix: a forma como você faz pagamentos nunca mais será a mesma
SIMECS lança Programa de Empreendedorismo Internacional
Inova Transformação em Veículos Especiais
Governador esclarece pontos da Reforma Tributária
SIMECS e Fátima Saúde firmam parceria
G.Paniz celebra quatro décadas de conquistas
Hospital Geral pretende arrecadar R$ 37 milhões em dois meses para concluir obras de ampliação
Sicredi e SIMECS: a parceria que pode potencializar o crescimento de sua empresa
BYRos Brasil empresa com Soluções para Conectividade Elétrica e de Dados para Ambientes e Mobiliário
SIMECS homenageia a Metalúrgica Buzin pela passagem de seus 50 anos.
Hyva do Brasil recebe homenagem do SIMECS por seus 25 anos
3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano com inscrições abertas para webinars em setembro
Levantamento mensal do SIMECS aponta aumento gradual na demanda da indústria em agosto
Juntos Somos Mais Fortes
Oportunidades disponíveis para alavancar o seu negócio
Edreaza Componentes Automotivos completa 30 anos de atividade
Hyva do Brasil celebra 25 anos
Agrale vai fabricar caminhões elétricos da tradicional marca FNM
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Assessorias
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Projetos
Máquinas de Soldagem Sumig prontas para indústria 4.0 podem ser adquiridas via financiamento no BNDES
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Convênios
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Inovação
SIMECS e Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos assinam Convenção Coletiva 2020
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Produção
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Gestão de Pessoas
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Finanças
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Marketing e Vendas
Demanda da indústria apresenta leve melhora em levantamento mensal do SIMECS
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Estratégia
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Crédito
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Plano de Contingência
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Medidas Protetivas
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Trabalhista
Modelo de Plano de Contingência
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Tributário
SIMECS recebe pauta de reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19
SIMECS, Empresas Randon e Marcopolo entregam ventiladores pulmonares para reforçar rede hospitalar da Serra Gaúcha
Presidentes do SIMECS e Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos se encontram para discutir ações para empresas e trabalhadores
Prefeitura apresenta ofício encaminhado ao governador para entidades e sindicatos
SIMECS Com você
AÇÕES JUDICIAIS RELEVANTES
Levantamento mensal do SIMECS aponta preservação de empregos no setor
Papo com Especialistas Perspectivas econômicas frente à crise do Coronavírus
SIMECS, entidades e empresas doam 130 toneladas de alimentos para famílias caxienses durante pandemia
PRORROGAÇÃO DOS PRAZOS DE VENCIMENTO DAS PARCELAS MENSAIS DOS PARCELAMENTOS ADMINISTRADOS PELA RFB E PGFN
SIMECS apresenta novo posicionamento
SIMECS apoia a fabricação de ventiladores pulmonares
Obrigações Ambientais
Randon, Marcopolo e Simecs doam cerca de R$ 3 milhões para rede de saúde de Caxias
SUBIR