O Sindicato Institucional

Tipo: PDF - 4,6 Mb

* Social and Economic Profile 2017

Download Perfil Socioeconômico 2017
Institucional Header

O SIMECS - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul, fundado em 25 de novembro de 1957, nasceu da associação das indústrias regionais. Com sede em Caxias do Sul e abrangência de outros 16 municípios, o SIMECS está instalado em uma das regiões que mais crescem no Brasil e ostenta hoje a condição de uma das maiores entidades sindicais patronais do sul do país, no seu segmento. Voltado à capacitação humana e tecnológica das empresas, o SIMECS está sempre atento às necessidades específicas de sua categoria, estimulando a melhoria contínua.

Através de ações integradas, busca qualificar o nível técnico intelectual da mão de obra, das relações de trabalho e do desenvolvimento social nas empresas. Também, são realizadas programações constantes para aperfeiçoamento técnico especializado. Respeito e preservação do meio ambiente, saúde ocupacional e métodos de produtividade são aspectos amplamente desenvolvidos para garantir a competitividade da região. O mercado globalizado e cada vez mais exigente faz com que o SIMECS esteja sempre promovendo a atualização para induzir as empresas ao crescimento. A categoria é composta em sua maioria, de pequenas e médias empresas, o que permite maior unidade de atuação na orientação para aspectos legais trabalhistas, medicina do trabalho, qualidade, tecnologia e capacitação. Inúmeras empresas da base do SIMECS são certificadas nas séries ISO 9001, ISO 9002, ISO 14001, QS 9000, CQ 640, PGQP, CCP 0011, CCP 0031, MCS 0002, Prêmio Qualidade RS, SESI/ONU constituindo-se uma das maiores médias do país.

Composta em sua maioria, de pequenas e médias empresas, o que permite maior unidade de atuação na orientação para aspectos legais/trabalhistas, medicina do trabalho, qualidade, tecnologia e capacitação.

A presença social do SIMECS está consolidada numa série de atividades de relevo para a comunidade caxiense e regional. O resultado do trabalho de parceria trouxe para Caxias do Sul, dentre tantas outras realizações, a instalação do Centro Tecnológico Automotivo - Autotrônica. Inaugurado em 1999, este centro ministra ensino técnico profissionalizante para jovens em busca de uma profissão. Desde 1992, está em funcionamento o Centro Tecnológico de Mecatrônica cujo objetivo é a pesquisa e a prática dos resultados da conjunção entre a mecânica e a eletrônica.

Outra importante aspiração do SIMECS, no que tange a formação de mão de obra especializada para o seu segmento, tornou-se realidade: é a instalação da Escola Técnica Federal em Metalurgia, que está em funcionamento em Caxias do Sul. Por tudo isso, a responsabilidade do SIMECS com o futuro da região em que está inserida ganha uma dimensão extraordinária. A consciência desse compromisso está presente nas atividades desenvolvidas por esta entidade, nas mais diversas frentes de atuação econômica e social, como bem demonstra os diversos projetos do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico Automotivo da Serra Gaúcha - APL MMA. Valorizando os benefícios concedidos pelas empresas do segmento do SIMECS foi lançado no ano de 2000 o Balanço Social, trabalho que vem sendo editado anualmente, com o objetivo mostrar à coletividade os principais investimentos e ações sociais realizados pelas indústrias do segmento metalmecânico.

O Sindicato também presta importantes serviços gratuitos aos seus representados oferecendo às suas empresas assessoramento técnico e profissional em diversas áreas, entre elas: trabalhista, previdenciária, saúde e segurança no trabalho e meio ambiente. O SIMECS mantém parceria com o SEBRAE estimulando a participação de pequenas empresas metalúrgicas em projetos de seu interesse e apoia financeiramente diversas entidades as quais desenvolvem programas sociais e econômicos.

A diretoria do SIMECS e seus membros representativos participam ativamente de reuniões, eventos e conselhos junto ao Sistema FIERGS/CIERGS, CIC de Caxias do Sul e demais entidades de classe.

Com o objetivo de promover a troca de informações e conhecimentos, anualmente, o sindicato promove missões técnicas comerciais em nível nacional e internacional para visitação a feiras, empresas e institutos de tecnologia industrial. Também, com este intuito, são organizados eventos técnicos como palestras e seminários de diversos temas e de diversas áreas de interesse do segmento metalomecânico.

Ações desenvolvidas, projetos e realizações que o SIMECS está a mais de meio século acreditando no trabalho como fonte de realização.

Seta Total de Municípios abrangidos
17

Seta Empresas Representadas
3,5 mil

Seta Empresas representadas em Caxias do Sul
2,7 mil

Seta Total de Postos de Trabalho
47 mil

Seta Total de Postos de Trabalho em Caxias do Sul
36 mil

Seta Câmaras Setoriais Representadas
Automotiva, Eletroeletrônica, Metalmecânica, Micro e Pequenas Empresas

Seta Faturamento do segmento em Caxias do Sul
R$ 11,2 bilhões

Seta Faturamento em todos os municípios da Base
R$ 16 bilhões

Linha do Tempo

A História do SIMECS foi Construída
Por quem sempre acreditou no Trabalho.

Timeline

SIMECS

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul

Fone/Fax (54) 3228.1855

simecs@simecs.com.br