Notícias e Informativo Missões

MISSÃO TECNOLÓGICA DO SIMECS

Uma missão organizada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico - SIMECS em parceria com a UNIFTEC, está em São Paulo, com o objetivo de conhecer de perto o primeiro laboratório da América Latina especializado na fabricação do “grafeno” bem como os avanços tecnológicos da indústria 4.0.

O presidente do SIMECS, Reomar Slaviero, salienta que a viagem será uma excelente oportunidade para as empresas dos segmentos automotivo, eletroeletrônico e metalmecânico, representadas pela entidade conhecerem a tecnologia produzida em nosso país no que tange a indústria 4.0 e o Centro de Pesquisa Avançadas em Grafeno da Universidade Mackenzie.

Fino, resistente e derivado do carbono, o grafeno deu o Nobel de Física de 2010 a seus criadores e pode, nos próximos anos, revolucionar a indústria, a engenharia e o setor de tecnologia. Ainda pouco conhecido, o grafeno é um material que deve estar presente em boa parte dos eletrônicos no futuro. Gerado a partir do grafite, uma boa forma de entender o grafeno é imaginá-lo como uma folha de átomos de carbono, densamente compactados em um formato bidimensional. Além de fino e resistente, o material ainda reúne uma série de importantes propriedades para a indústria de inovação: é transparente, leve, conduz eletricidade e calor e ainda é flexível. “Não é para menos que tantas aplicações com o material estejam em fase de desenvolvimento para diversas áreas como defesa, eletroeletrônicos, semicondutores e produtos como plástico ou látex”, lembrou Slaviero.

O foco da Universidade Mackenzie é buscar empresas nacionais que já tenham condições de infraestrutura e investimento, em setores como o agronegócio. O Brasil tem uma das maiores reservas de grafite do mundo, mas ainda não desenvolveu a cadeia completa de produção do grafeno.  A missão do SIMECS também irá visitar o Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Instituto Mauá,  e o Centro Tecnológico de São José dos Campos, em São Paulo. Estes institutos são referência nacional na aplicação da indústria 4.0. O grupo saiu de Caxias no dia 11 de abril e retornará no dia 13 de abril.

Fonte: Assessoria de Comunicação



Voltar para página anterior

SIMECS

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul

Fone/Fax (54) 3228.1855

simecs@simecs.com.br