Destaques Sociais Por que Somos Como Somos

Livro

LivroPor que Somos como Somos

Preencher uma lacuna de conhecimento a respeito da nossa região, e lançar novas idéias aos empresários.

Ver Imagem Ampliada

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), editou a obra "Por que Somos Como Somos".

A obra, um estudo minucioso, realizado pelos autores Charles Tonet e Tânia Tonet realizada em duas etapas: a primeira, histórica, mapeando e analisando os fatores ambientais favoráveis e contrários ao desenvolvimento econômico regional, desde a imigração, em 1875, até 1957, data de consolidação do setor metalmecânico com a constituição do SIMECS. A segunda ocorreu junto às empresas vigentes, divididas em diferentes ciclos de vida, em número precisamente de 25, com análise de incidência e frequência de seus valores, princípios, visão, missão, competências e habilidades. Sob o mesmo prisma o próprio sindicato, verificando seu alinhamento com a cultura econômica regional.

"Porque somos como somos" Objetiva preencher uma lacuna de conhecimento a respeito da nossa região, e lançar novas ideias aos empresários, para que entendam o que fez com que chegássemos ao estado de hoje e quem sabe, propiciar debates sobre as razões e práticas de sucesso que fazem à longevidade das mesmas.

A obra traz, ainda, a vivência e a sabedoria de 49 empreendedores de Caxias do Sul e da região, numa verdadeira aula de gestão, onde experiências de longos anos de atividade frente a importantes empresas são compartilhadas com os leitores. Outra contribuição valiosa é a difusão de imagens de empresas, algumas que já não existem mais e outras em plena atividade. As fotografias pertencem, em grande parte, ao acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, mas também foram coletadas junto aos acervos das empresas que aderiram ao projeto.

O livro "Porque Somos Como Somos" - Um Estudo sobre as Ideologias Centrais da Cultura Empresarial do Setor Metalmecânico da Serra Gaúcha é um produto da Editora Belas Letras composto por 416 páginas e 126 fotografias.

SIMECS

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul

Fone/Fax (54) 3228.1855

simecs@simecs.com.br