Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Economia 16/10/2020

SIMECS recebe candidatos à Prefeitura de Caxias do Sul

Às vésperas das eleições municipais, o SIMECS - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região, preocupado com o modelo de gestão e de crescimento que será implantado na cidade de Caxias do Sul na próxima administração do município, recebeu, nos dia 15 e 16 de outubro, os candidatos à Prefeitura de Caxias do Sul.

Conforme o presidente do SIMECS, Paulo Spanholi, o encontro teve como objetivo ouvir as propostas de cada candidato e discutir assuntos de interesse do setor metalmecânico e também de toda a comunidade. “É hora de pensarmos coletivamente, com estratégias que contribuam para o desenvolvimento sustentável das empresas e da economia do nosso município”, destacou Spanholi.

Na oportunidade, a diretoria do SIMECS entregou uma carta para cada candidato, destacando pleitos que a entidade considera importante:

MobiCaxias – “Agenda 2021 – 2024 para a Caxias que queremos”

O SIMECS, mantenedor do MobiCaxias, comprometido em realizar projetos factíveis e importantes para o futuro da cidade, reitera a importância das demandas propostas no documento entregue aos candidatos intitulado “Agenda 2021 – 2024 para a Caxias que queremos”. Os pleitos apresentados são de notória importância para a sociedade caxiense bem como, para as indústrias representadas pelo SIMECS.

Atração de investimentos e infraestrutura

Diante de um cenário de perda de competitividade das indústrias em razão de uma infraestrutura precária, restrição de locais adequados para a implantação e manutenção de novos parques fabris, que possam agregar em único espaço novas tecnologias e estrutura adequada para as exigências globais do mercado, o SIMECS destaca os tópicos que merecem atenção:

- Distrito Industrial: É notório que inúmeras indústrias estão deixando Caxias do Sul, o que impacta diretamente na geração de receita e em postos de trabalho. A criação de um novo distrito industrial, que possa ser atrativo para que empresas fique no município, bem como atrair novos empreendimentos que movimentam a economia e geram mais emprego e renda para a população caxiense merece uma atenção especial por parte da administração municipal. Este espaço precisa estar conectado com novos conceitos como economia verde, inovação e tecnologia aliados aos processos industriais e a indústria 4.0.

- Meio Ambiente: Atualmente, os resíduos orgânicos gerados dentro das indústrias são destinados ao aterro sanitário do município, temos conhecimento de que a sua capacidade está se exaurindo, além disso, há aspectos legais que limitam a utilização deste espaço para resíduos orgânicos oriundos das indústrias. É necessário que sejam criadas alternativas de destinação de resíduo orgânico que atendam as demandas das indústrias, evitando mais um entrave para o desenvolvimento de suas atividades.

- Infraestrutura: Todos os pleitos já citados na Agenda 2021 – 2024 do MobiCaxias, tais quais, Aeroporto, duplicação dos acessos a Caxias do Sul e demais melhorias para a logística, já que  nossas indústrias sofrem com o alto custo logístico em decorrência das estruturas existentes, Com isso, o município perde atratividade para manutenção e atração de novos empreendimentos.

SUBIR