Agenda Missão Técnica

RESUMO DAS MISSÕES TÉCNICO-COMERCIAIS PROMOVIDAS


Modalidade Período País Evento/Feira
XXIX MISSÃO nov/17 México e Colômbia Expotransporte – Guadalajara / Bogotá
XVIII MISSÃO out/17 China Canton Fair - Guangzhou
XXVII MISSÃO dez/16 Colômbia Busworld - Medelin
XXVI MISSÃO nov/15 México Expotransporte - Guadalajara
XXV MISSÃO out/15 Itália EMO - Milão
XXIV MISSÃO out/14 Alemanha Euroblech - Hannover
XXIII MISSÃO set/13 Alemanha EMO-Hannover / IAA-Frankfurt / Solda-Essen
XXII MISSÃO set/12 Alemanha Automechanika – Frankfurt / Instituto Fraunhofer IPA - Stuttgart
XXI MISSÃO set/11 Alemanha IAA – Frankfurt / EMO - Hannover
XX MISSÃO set/10 Alemanha Automechanika – Frankfurt / IAA - Hannover
XIX MISSÃO out/09 Itália Feira EMO - Milão
XVIII MISSÃO mai/08 Itália Dinoil – Roma / Ferrari – Maranello / Feira da Lamiera - Bologna
XVII MISSÃO abr/08 China Canton Fair - Guangzhou / Electronic Fair - Hong Kong
XVI MISSÃO set/07 Alemanha EMO – Hannover / IAA – Frankfurt / Schnweissen & Schneiden - Essen
XV MISSÃO set/06 Alemanha Automechanika - Frankfurt
XIVMISSÃO set/05 Alemanha EMO – Hannover / IAA – Frankfurt / Schnweissen & Schneiden - Essen
XIII MISSÃO set/04 Alemanha Automechanika - Frankfurt
XII MISSÃO out/03 Itália EMO - Milão
XI MISSÃO out/02 Itália BIMU - Milão
X MISSÃO set/01 Alemanha EMO – Hannover / Solda – Essen / IAA - Frankfurt
IX MISSÃO set/00 Alemanha e Itália Automechanika - Frankfurt
VIII MISSÃO jul/99 Portugal, Espanha, Inglaterra e Itália AIMMAP – Porto / Exponor - Porto
VII MISSÃO set/98 Alemanha e Portugal Feira Automechanika – Frankfurt / Feira Metalurgia
VI MISSÃO abr/98 Alemanha Feira Industrial de Hannover
V MISSÃO set/97 Alemanha e Itália EMO – Hannover / Solda – Essen / IAA - Frankfurt
IV MISSÃO set/96 Itália BIMU - Milão
III MISSÃO set/94 Estados Unidos Chicago
II MISSÃO abr/93 Alemanha e Itália
I MISSÃO Outubro de 1992 Israel

ÚLTIMA MISSÃO SIMECS

XXIX Missão Técnico Comercial SIMECS 2017



A ANPACT Expotransporte foi reconhecida por expositores e visitantes como a melhor feira para estabelecer negócios e estratégias de negociação em um único evento que reúne fabricantes, transportadoras, fornecedores, parceiros estratégicos de todo o mundo.

Reúne na cidade de Guadalajara, México, os produtores e comercializadores de veículos de carga, passeio e motores a diesel mais importantes do mundo, assim como os fabricantes de carrocerias, reboques e semirreboques, produtores e distribuidores de componentes, acessórios e equipamentos.


Na 17ª Edição da Expotransporte os visitantes puderam usufruir de inúmeros benefícios, ver e conhecer os produtos com tecnologia mundial, bem como estabelecer uma relação com os especialistas profissionais de todos os setores do transporte. Além disso, a feira é uma oportunidade para iniciar contato e estabelecer novos negócios.

Perfil e Produtos da Expotransporte

Fabricantes de ônibus, caminhões, motores a diesel, reboques, semi-remoques, plataformas, chassis, trailers, gôndolas de carga e descarga; transmissões, suspensões, rolamentos, sistemas de freios, alternadores, fabricantes e distribuidores de mangueiras, graxas lubrificantes, buchas, filtros, faróis, assentos, antenas, amortecedores, conectores, iluminação, cabos hidráulicos, entre outros. Acessórios, Ônibus Empresas, Distribuição, Logística, Rural Segurança, Comércio, Transporte Caminhões, transporte urbano.

Estande do SIMECS

Com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul, o SIMECS proporcionou a 9 empresas, a oportunidade de expor seus serviços/produtos na Expotransporte ANPACT 2017.

Fabricantes de ônibus, caminhões, motores a diesel, reboques, semi-remoques, plataformas, chassis, trailers, gôndolas de carga e descarga; transmissões, suspensões, rolamentos, sistemas de freios, alternadores, fabricantes e distribuidores de mangueiras, graxas lubrificantes, buchas, filtros, faróis, assentos, antenas, amortecedores, conectores, iluminação, cabos hidráulicos, entre outros. Acessórios, Ônibus Empresas, Distribuição, Logística, Rural Segurança, Comércio, Transporte Caminhões, transporte urbano.

Visitas Técnicas – Colômbia

No dia 20 de novembro os Srs. Reomar Slaviero e Sr. Odacir Conte, Presidente e Diretor Executivo do SIMECS, acompanhados do empresário Caxiense, Sr. João Francescutti, visitaram a planta da Marcopolo Superpolo, em Bogotá. Foram recepcionados pela Gerencia Geral, o Sr. James Posada e a Sra. Maria Claudia Gomez.

A Marcopolo atua na Colômbia com operação própria desde 2000, quando firmou uma joint-venture como grupo Fanalca e criou a Superpolo. A unidade é a principal fabricante de carrocerias de ônibus na Colômbia e fabrica uma ampla linha de modelos, desde os miniônibus até os BRTs articulados. Os ônibus rodoviários comercializados naquele país são exportados do Brasil, da planta de Ana Rech. Este ano, a SuperPolo cresceu 13,6% e produziu 468 ônibus nos primeiros nove meses do ano contra 412 no mesmo período de 2016.

A Marcopolo Superpolo emprega hoje em torno de 800 trabalhadroes. Nota-se um ambiente de trabalho de camaradagem entre direção e subordinados, este clima oportuniza uma melhor produtividade e um clima sadio. Este é um ponto alte ressaltado pelo próprio Gerente Geral Sr. James Posadas, que se orgulha disso, aliás, com muita razão.

Na mesma data estiveram reunidos com a Asociación Nacional de Empresarios de Colombia ANDI, quando foram recebidos pelo Dr. Alberto Echavarría Saldarriaga, Vice-Presidente Jurídico, Social e do Trabalho e a Sra. María Camila Salazar, advogada.

A Associação Nacional de Empresáriosda Colômbia - ANDI, é uma associação sem fins lucrativos, que visa divulgar e propiciar os princípios políticos, econômicos e sociais de um sistema de empresa livre e saudável. Foi fundada em 11 de setembro de 1944 em Medellín e, desde então, é a área de negócios mais importante da Colômbia. É composto por uma porcentagem significativa de empresas pertencentes a setores como industrial, financeiro, agroindustrial, alimentar, comercial e de serviços, entre outros. A sede da ANDI está localizada em Medellín e tem escritórios em Bogotá, Cali, Barranquilla, Cartagena, Bucaramanga, Manizales, Pereira, Ibague, Santander de Quilichao e Villavicencio.

No dia 21 de novembro, a comitiva do SIMECS esteve reunida para tratar de relações sindicais e trabalhistas no Centro Empresarial de Bogotá, com os Srs. Cesar e Felipe Jaramillo.

Nesta oportunidade tivemos conhecimento das principais práticas de relações sindicais na Colômbia, a construção e sistema negocial, e as diferenças em relação ao Brasil. No Brasil estamos com mais de 3 milhões de ações trabalhistas por ano. Surpreendentemente a Colômbia passa de 1,5milhão de ações. Ressalta-se a força de trabalho em números absolutos é bem menor do que o do Brasil. Concluimos, portanto, que lá o número de ações é muito maior do que aqui.

As empresas não temobrigação de filiação ao sindicato, claro, precisam respeitar os parâmetros mínimos exigidos legalmente. Trabalha-se mais horas por mês. A jornada semanal é de 47,30 horas, e as férias são de 15 dias/ano.

Seria necessário mais tempo para explorar outros campos das relações do trabalho na Colômbia. De qualquer sorte, foi uma experiência válida e importante.

SIMECS

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul

Fone/Fax (54) 3228.1855

simecs@simecs.com.br