Agenda Missão Técnica

RESUMO DAS MISSÕES TÉCNICO-COMERCIAIS PROMOVIDAS


Modalidade Período País Evento/Feira
XXV Missão Out.2015 Itália Feira EMO – Milão
XXIV Missão Out.2014 Alemanha Euroblech – Hanover
XXIII Missão* Set.2013 Alemanha EMO-Hannover, IAA-Frankfurt e Solda-Essen
XXII Missão* Set.2012 Alemanha Automechanika-Frankfurt e Instituto Fraunhofer IPA-Stuttgart
XXI Missão Set.2011 Alemanha IAA-Frankfurt e EMO-Hannover
XX Missão Set.2010 Alemanha Automechanika - Frankfurt - IAA - Hannover
XIX Missão Out.2009 Itália Feira EMO
XVIII Missão Mai.2008 Itália Dinoil, Ferrari e Feira da Lamiera
XVII Missão Abr.2008 China Canton Fair - Guangzhou - Electronic Fair - Hong Kong
XVI Missão Set.2007 Alemanha EMO - IAA - Schweissen & Schneiden
XV Missão Set.2006 Alemanha Automechanika
XIV Missão Set.2005 Alemanha EMO - IAA - Schweissen & Schneiden
XIII Missão* Set.2004 Alemanha Automechanika - Frankfurt
XII Missão Out.2003 Itália EMO - Milão
XI Missão Out.2002 Itália BIMU - Milão
X Missão Set.2001 Alemanha EMO - Hannover
Solda - Essen
IAA - Frankfurt
IX Missão* Set.2000 Alemanha e Itália Automekanica
VIII Visita Jul.1999 Portugal, Espanha, Inglaterra e Itália AIMMAP/Exponor
VII Missão Set.1998 Alemanha e Portugal Feira Automechanika
Feira Metalurgia
VI Missão** 1998 Alemanha Feira Hannover
V Missão Set.1997 Alemanha e Itália EMO - Hannover
Solda - Essen
IAA - Frankfurt
IV Missão Set.1996 Itália BIMU - Milão
III Missão Set.1994 Estados Unidos Chicago
II Missão Abr.1993 Alemanha e Itália -
I Viagem Out.1992 Israel -

ÚLTIMA MISSÃO SIMECS

MISSÃO TÉCNICO-COMERCIAL SIMECS 2015



Como já é de costume o SIMECS realizou a Missão Técnico-Comercial para participar da Feira EMO em Milão, que, no seu segmento, é uma das feiras mundiais mais importantes.

Agenda Header

A missão teve o apoio do SEBRAE, para as empresas que participam do Qualimundi - Projeto de Internacionalização de Empresas no Segmento Metal Mecânico e Automotivo da Serra Gaúcha.

Considerada o mais importante encontro internacional da indústria de processamento de metais, a EMO Milão exibiu todas as tecnologias envolvidas no trabalho com metais: ferramentas de corte e molde, ferramentas de precisão, tratamento de superfícies, softwares e outros componentes para as técnicas de fabricação, sistemas e componentes de automação, tecnologias de aferição, de medição e de gerenciamento de qualidade e máquinas e sistemas para produção de ferramentas, entre outros.

Durante a Feira, pudemos constatar modernas técnicas de fabricação, que formam a base de toda e qualquer produção industrial e também respondem pela eficácia e qualidade dos produtos e do processo produtivo em vários níveis. Por conta disso, o público-alvo da EMO inclui os grandes segmentos industriais, como os da fabricação de máquinas e instalações, indústria automotiva e seus fornecedores, indústria de aviação, indústria mecânica de precisão e ótica, indústria naval, indústria médica e indústria de construção.

Mais do que potencial para negócios do segmento de máquinas-ferramenta, a EMO Milão representa a proximidade com o mercado italiano num momento em que as relações bilaterais entre a Itália e o Brasil têm evoluído de maneira significativa.

Para os fabricantes brasileiros de máquinas-ferramenta que aspiram firmar sua posição no mercado mundial, a participação na EMO é imprescindível. É uma oportunidade única de expor seus produtos em um ambiente internacional, frequentado por investidores altamente especializados em seu segmento.

Entre os principais produtos de interesse para o mercado brasileiro, destacam-se peças, acessórios, tornos e retíficas, bem como as tecnologias inovadoras, máquinas e corte de metal, máquinas de solda, tratamento térmico, tratamento de superfície, robô, mecatrônica, tecnologias de aditivos, hardware, software, automação, montagem, ferramentas, peças, componentes, acessórios, metrologia, sistemas de controle de qualidade, segurança e proteção ambiental.

Grupo coordenado pelo SIMECS esteve presente na Euroblech 2015

Grupo coordenado pelo SIMECS esteve presente na EMO - Milano 2015

06/10 - Reunião de negócios com UCIMU

REUNIÃO DE NEGÓCIOS COM UCIMU


No dia 06 de outubro os Sr. Odacir Conte esteve reunido com os Srs. Alberto Tacchella e Mattia Puppi, Presidente e Diretor de Marketing, respectivamente, da UCIMU, uma das empresas organizadoras da EMO Milão 2015. Participaram também da reunião o empresário e diretor do SIMECS Sr. Enio Martinazzo, do Sr. Aldoir Morais do SABRAE, dos Srs. Eliseu Ferrigo e Fabrício Campana do SENAI e do consultor italiano Dario Vivian da empresa Timat Service Logística Internacional. A comitiva do SIMECS comentou com os responsáveis da feira sobre a importância do polo metalmecânico de Caxias do Sul e região no contexto econômico mundial através de suas 3.400 empresas e 66 mil postos de trabalho.

Relação comercial entre o Brasil e a Itália

Relação comercial entre o Brasil e a Itália

A UCIMU apresentou dados sobre a relação comercial entre o Brasil e a Itália, houve uma desaceleração das negociações em função do atual cenário de câmbio desfavorável.

07/10 - Visita à Vila Industrial CNH

07/10 - Visita à Vila Industrial CNH

CNH Industrial / IVECO


No dia 07 de outubro o grupo do SIMECS esteve em Torino, visitando a Vila Industrial CNH, Universidade IVECO e a empresa FPT Industrial, uma das divisões da empresa IVECO, do Grupo CNH Industrial.

O Grupo foi recepcionado pela Sra. Valentina Nicolucci de relações Institucionais e também pelo Sr. Fabio Nicora de Pesquisa, desenvolvimento e Inovação.

12/10 - Visita a Escola Pública WS

12/10 - Visita a Escola Pública WS

Werner-von-siemens-schule


Presidente e Diretor Executivo do SIMECS foram recepcionados pelo Sr. Manfred Datz, secretário de escola, que apresentou a escola e explanou sobre o Sistema Dual.

A WS, é uma escola pública, ao qual o aluno, após teste de aptidão vocacional, pode cursar o nível técnico durante o período de 3 anos e meio, um terço deste tempo é dedicado à teoria, na escola e dois terços é dedicado à prática na empresa, empresa esta que oferece bolsa de estudos de 50% a 70% do valor do curso, e ao término do curso oferece garantia de emprego. Existe um acompanhamento do desempenho do aluno realizado tanto pela empresa mantenedora quanto pela escola, este tem direitos e deveres como os demais trabalhadores, como em casos de acidente de trabalho. Em Frankfurt são 16 escolas que desenvolvem o Sistema Dual, com 20 mil estudantes neste sistema vocacional, sendo que 1500 destes são alunos da WS.

12/10 - Visita a Empresa Continental

12/10 - Visita a Empresa Continental

Continental


Presidente e Diretor Executivo do SIMECS estiveram também na empresa Continental, na planta de Frankfurt que desenvolve sistema de freios e possui 4.000 empregados. Foram recebidos pelo Sr. Claus Bischoff, professor de formação técnica.

O sistema vocacional da Continental funciona como a Mecatrônica, em Caxias do Sul, porém a nível universitário e não técnico. Hoje existem em torno de 130 estudantes no programa que prestaram teste vocacional para melhor aproveitamento. Estes alunos passam o primeiro ano conhecendo práticas dos diversos setores e ao restante do curso optam pelo setor ao qual mais se identificam. Após 2 anos de estágio, o aluno Continental pode optar por trabalhar em uma das plantas da empresa como Portugal, Inglaterra, e outras.

13/10 - Visita a Empresa GKN Driveline

13/10 - Visita a Empresa GKN Driveline

GKN Driveline


Encerrando as visitas na Alemanha, Presidente e Diretor Executivo do SIMECS estiveram na empresa GKN Driveline, que desenvolve vários produtos na área de transmissão para diversas fábricas. Foram recepcionados pelo Sr. Christoff Zimmermann e tiveram a oportunidade de ouvir a experiência de um dos estudantes.

Sobre o Sistema DUAL, a GKN possui 110 aprendizes na planta de Frankfurt e 360 na Alamanha. O sistema é bem parecido com a Continental, visitada anteriormente.

Os alunos não estudam à noite, e 75% deles são de outras nacionalidades.

SIMECS

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul

Fone/Fax (54) 3228.1855

simecs@simecs.com.br